Intragável

0

Por vezes lemos artigos em publicações credíveis que são tão fracos que rapidamente decidimos não serem merecedores de resposta. Mas outras vezes o nível de desonestidade é tão chocante que não podemos deixar passar incólume.

Este artigo pertence ao último grupo. É tentador ignorar, mas depois lembramo-nos que livros de auto-ajuda como o “12 regras para a vida” são best-sellers em Portugal, pelo que é nosso dever patriótico repor a verdade e tentar salvar estes pobres homenzinhos beta que jamais serão alfas, por muito que se endireitem e que arrumem o seu quarto. Como canta o refrão da minha música pimba preferida: “Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré”.

Ora neste artigo o sr. Gonçalves apresenta-se muito irritado com o backlash da “publicidade” do talho em Gaia. Relembre-se a polémica em causa: um senhor talhante nortenho resolveu imprimir umas fotografias de uma mulher branca em bikini na praia para publicitar a “vitela branca para assar” que estava em promoção.

Segundo o sr. Gonçalves estas seriam as reações normais: “Quando passasse pelo estabelecimento, uma pessoa normal teria uma de várias reacções. Podia não reparar em nada. Podia avaliar momentaneamente os atributos da moça. Podia sorrir da parvoíce em questão. E podia adquirir uma selecção das carnes anunciadas, motivado pelos preços módicos. Em qualquer dos casos, num mundo de pessoas normais, a vida continuaria sem sobressaltos e o talho continuaria com as fotografias.”

Não existe normalidade neste episódio, exceto a que resulta de vivermos num mundo de pessoas anormais. Se o sr. Gonçalves é tão cego à cultura de objectificação feminina – cujo cúmulo é a pornografia – ao ponto de considerar esta “publicidade” como “normal”, o anormal é ele. Ética e moralmente anormal.

Embora sejam idênticos na dinâmica e impacto, o racismo ainda é pior tolerado que o sexismo. Vamos pois por isto em termos que até as pessoas moralmente defeituosas compreendam: se o mesmo talho tivesse a fotografia de um homem negro na praia com o título: “porco preto para grelhar”, talvez aí o sr. Gonçalves já se mostrasse mais empático e conseguisse alcançar o evidente racismo subjacente. (A palavra chave aqui é homem, não é negro).

Ou se, pese embora o sexo, a raça for impeditiva de conexação com este exemplo, sugere-se a fotografia do próprio sr. Gonçalves promovendo “salsicha branca” em saldo. A ausência de cabelo do modelo é reminisciente do referido embutido.

Sem qualquer pudor em revelar abertamente a sua ignorância sobre epidemias como o tráfico sexual, prostituição e violência sexual – cujas vítimas são mulheres e meninas em mais de 90% – o autor continua o seu queixume gozando com o termo “vender o corpo da mulher”. Aparentemente este senhor vive num planeta distante de pessoas normais onde o pornhub nunca chegou, nem prostituição, nem publicidade sexista, nem objectificação. Que sonho! Também quero.

Mas infelizmente ainda vivemos todos num mundo onde uma classe de pessoas compra e venda permanentemente o corpo de outra classe de pessoas para exploração e gratificação sexual. E essa opressão está tão normalizada que as mulheres que a denunciem são imediatamente criticadas e apelidadas de histéricas e anormais.

O autor atinge o ponto mais baixo do seu texto nessa crítica: não só insulta o site, gramática e posições de um dos grupos feministas que denunciou o talho de Gaia, como não se inibe de tecer comentários à aparência física das mulheres em causa: “Não pensem que estou a presumir o físico das sócias do MDM a partir de estereótipos. Em nome do rigor científico, visitei o site daquilo. E os estereótipos batem certíssimo. O pior é que os estereótipos exteriores não são o pior. Além de também baterem certo, os interiores batem recordes.”

Ou seja, ele tenta negar que exista objectificação feminina, objectificando mulheres. Obrigada por provar o nosso ponto, sr. Gonçalves, acho que não conseguiríamos ilustrar melhor.

Menti. O mais baixo não foi o comentário estético, foi antes a minimização e descredibilização da violência contra mulheres: “Há relatos de “manifs” em que o MDM garante ter lutado e gritado imenso, contra “as violências” [sic] e dramas do género”. Cá está: a violência de género como “drama”, como histeria colectiva de um pequeno grupo de feministas ruidosas, nada atraentes por sinal.

Ainda mais grave que a calvice precoce é a extensão da cegueira que afecta o sr. Gonçalves: Portugal é 2.o pior país europeu no que toca a homicídios de mulheres. Temos níveis endémicos de violência doméstica, aliados a taxas baixíssimas de denúncia de crimes sexuais. Acusar-nos de “dramatizar” esta violência é mais intragável que o anúncio do talho.

A ignorância tem limites: negar o evidente sexismo desta “publicidade” não é só impossível, é inútil e pernicioso. O sr. Gonçalves está perfeitamente ciente do significado de tratar mulheres como pedaços de carne. O verbo comer aqui não é uma alusão ao canibalismo, mas sim ao consumo de corpos femininos para uso sexual. É este o status quo que o autor quer defender a todo o custo: que os corpos das mulheres continuem a ser vendidos e comprados, consumidos e violados por homens (de preferência brancos), e que as mulheres que reajam sejam ridicularizadas pelos nossos medos, convicções, activismo e aparência. Esforço inútil, este status quo está condenado ao extermínio.

Uma nota final para destacar a oldie but goldie estratégia dos defendores dos direitos dos homens que o autor não resistiu à tentação de usar: o whatabout mulheres islâmicas. Sim, sr. Alberto, feminista nenhuma nega que as mulheres nas sociedades muçulmanas são oprimidas. Mas como qualquer activista sabe, as nossas acções são mais bem sucedidas e impactantes quanto maior a proximidade geográfica. Há, infelizmente, muito trabalho a fazer em Portugal para atacar a violência preocupante contra mulheres e meninas. Mas ainda assim sugiro que pesquise Jineologia e se eduque sobre a impressionante luta das mulheres curdas. Saiba que há feministas portuguesas a trabalhar com elas.

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Existe moderação de comentários. Os comentários anónimos ou de identificação confusa não serão aprovados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.