Âme, o café que se tornou alma da zona do Bonfim, Porto

0

Fica num prédio na Rua Duque de Saldanha, de fachada antiga e cantarias de granito, bem ao estilo burguês do Porto do século XIX. Não é um café normal, onde se tomam expressos escaldados e indiferenciados e se comem os bolos iguais aos de todos os outros cafés normais.

Quer dizer, também servem os cafés expresso, tão ao gosto dos portugueses. E servem bolos – caseiros ou de cozinheiros que os fazem de propósito para os clientes do Âme. Mas não é essa a marca distintiva. O que distingue começa pela decoração. Um magnífico balcão de azulejos ocre e madeira está rodeado de sofás (com mantas dobradas e colocadas nos braços, para os dias frios da cidade), mesas vintage, vasos com plantas. Nas paredes uma exposição de fotografias, à venda. Nas traseiras, há uma esplanada – ótima para os tempos atuais de pandemia. Árvores, um tomateiro, sombra, um mural de um artista amigo dos proprietários, Mariana e André. Ambiente perfeito.

578A5541
Imagem de Henrique Lenza
578A5547
Imagem de Henrique Lenza

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O espaço é acolhedor, de travo vintage, onde apetece ir beber demoradamente um café (longo), ficar a trabalhar no computador, aproveitar a sombra da esplanada nestes dias de verão, tomar um relaxado pequeno almoço. Afinal, Âme foi buscar o nome à palavra francesa âme, que significa alma. É um local bom para reconectar com a alma. Mas também funciona como acrónimo de Add More Energy. É um sítio onde recarregar energias a meio de um dia de trabalho, depois de regressar do emprego, ou de as potenciar logo de manhã ao pequeno almoço.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas ainda não é isto o mais distintivo no Âme. São mesmo os cafés. Os criadores do espaço, Mariana e André, são portugueses que nasceram e viveram muitos anos no Brasil. De lá trouxeram o gosto pelo café. Servem sobretudo cafés de especialidade. Até o seu café expresso é diferente. Mariana explica: ‘Desenvolvemos um blend exclusivo para o nosso expresso que realça os mais intensos sabores dos grãos da Etiópia, Guatemala e Brasil. Nosso café é torrado pelo 7G Roaster, uma torrefação de Vila Nova de Gaia. Nosso blend Âme é cremoso, com corpo denso, notas de chocolate ao leite e frutos vermelhos. Totalmente diferente dos cafés tradicionais mas que agradam os paladares mais exigentes do café. Um café perfeito também em bebidas de leite, como o cappuccino ou macchiato.’

Mais apetecíveis ainda são os cafés com métodos de filtragem provenientes de vários países e com grãos cultivados em numerosas zonas do mundo. Os utensílios para fazer café dispostos no balcão do Âme são mais parecidos com o que usualmente se vislumbra num bar do que num café tradicional. Há processos de fazer café pouco comuns até agora em Portugal.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

‘Oferecemos um menu de cafés do mundo todo, torrados por torrefações portuenses, resultados de processos contemporâneos ou tradicionais (como a cura de gema de ovo e a fermentação de produtos sazonais) que levam consigo o tempo, a dedicação e a marca das mãos que o fizeram. Mas o nosso queridinho’, conta Mariana, ‘é o Cold Brew Add More Energy, uma bebida fresca que mantém os grãos de café em infusão por aproximadamente 12 horas e depois é filtrado. Uma explosão de sabores inimagináveis em um café para uma bebida de baixíssimas calorias, alto valor energético e muito frescor.’

O objetivo do Âme é holístico. Os proprietários querem dar uma forma alternativa de se tomar café. Para isso, é imprescindível fazer parte da comunidade daquela parte oriental do Porto onde abriram a sua casa de cafés. Oferecem ocasionalmente workshops. Cedem as paredes para exposições. Pretendem criar memórias positivas associadas ao café. ‘Temos respeito por esta bebida milenar. Pelas pessoas que se dedicam arduamente todos os dias a ela. Respeitamos a cidade que nos acolheu, sua alma e histórias. Respeitamos as pessoas e suas ideias e queremos conectá-las através do café.’

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mais. ‘Queremos transformar a forma como as pessoas bebem café. Acreditamos que há muito mais além do café. Muitas transformações podem acontecer apenas com uma chávena. Ideias e pessoas podem transformar o mundo. E queremos deixar este legado. Queremos escrever nossa história com café, amor e alma. Sabemos o poder que um simples momento tem no dia de uma pessoa. Queremos ser a melhor memória do seu dia. E é por isso que criamos e cultivamos conexões através do café. Somos Âme e estamos aqui para pessoas que buscam inspiração em simples coisas da vida.’

Caso esteja ou passe pelo Porto, e queira um momento agradável tomando um café inesperado e reconfortante, ficará bem servido se escolher o Âme.

 

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

578A5519
Imagem de Henrique Lenza

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Âme, Rua Duque de Saldanha, 431, Porto

 

 

Imagens de Henrique Lenza e Maria João Marques. Texto de Maria João Marques.

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Os comentários anónimos ou de identificação confusa são apagados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.