Duas senhoras – bonitas, simpáticas e com salero – são a cara da Ourivesaria das Flores, a ourivesaria no Hotel Sheraton do Porto, ali a meio da Avenida da Boavista. São mãe e filha, bem como as atuais depositárias da história da Ourivesaria das Flores, que esteve quase cem anos, de 1920 a 2017, na icónica Rua das Flores bem no centro do Porto.
A segunda loja da Ourivesaria das Flores no Hotel Sheraton Porto (agora a única) abriu em 2015 e, apesar de estar dentro do hotel, é de fácil acesso a todas ao público em geral. E vale a pena ir, visitar – e comprar.
O atendimento e serviço são inexcedíveis: há simpatia, procuram nos fornecedores as peças que queremos, guardam-nos até as podermos recolher, reparam as peças que se danificaram. Mas a melhor parte são mesmo as jóias. Não são as jóias comuns e pouco imaginativas que se encontram em tantos lados. Na Ourivesaria das Flores digamos que só vendem peças com carisma. Além da qualidade dos metais e das pedras, vemos jóias curiosas, originais, coloridas, com personalidade.
Há pratas para a casa (quase sempre com pedras semi preciosas ou osso), há colares com cabochons e fiadas de rubi, há peças de ouro e peças que misturam ouro e prata. Mas a maior profusão é de jóias de prata, na cor natural ou dourada, com uma avalanche de pedras coloridas: turquesas, jades, calcedónias, labradorites, citrinos, ónix, malaquites, lápiz lazuli, osso, coral, pedra da lua e mais e mais.
Os preços são variados, e vão dos muito acessíveis para presentes até, bem, aos preços das boas jóias. Em todas se mantém o registo: são peças carismáticas que garantem um brilharete. É um ótimo exemplo dos benefícios das empresas de mulheres: conhecem o mercado, percebem o que as suas clientes desejam, oferecem a diferença que traz mais cachet em vez da normalização massificada. Vendem mimos feitos de prata, ouro e pedras.