Foi a convite das Edições Almedina que marquei presença na apresentação do livro “André Jordan – Uma viagem pela Vida“, na Fundação de Serralves. Luís Braga da Cruz conduziu a conversa, que contou com as palavras de Odete Patrício, directora geral da fundação. Falou ainda a responsável pelas Edições Almedina, Rita Pinto e Rui Paulo da Cruz, que ajudou a compilar todos os textos.

Do convite, retiro as seguintes notas:

“Uma Viagem pela Vida”, traz a história verídica e fascinante de uma das personagens mais surpreendentes do Portugal actual, o testemunho de um homem notável, contador de histórias fantásticas na primeira pessoa. É a história de uma vida vivida com amor, com tanto de exaltação quanto de desilusão. Conhecido como o pai do turismo português, André Francisco Spitzman Jordan é um empresário luso-brasileiro, de origem judia-polaca que fugiu com os pais a tempo de escapar aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial.

Viveu em inúmeros países, mas é Portugal que o conquista. Fundador, idealizador e promotor dos empreendimentos Quinta do Lago, Belas Clube de Campo, Vilamoura XXI, torna-se o maior promotor imobiliário do país. As etapas mais difíceis, e também as mais felizes, as experiências mais enriquecedoras, os vultos da História e alguns ilustres desconhecidos… Uma Viagem pela Vida”.

Numa sala cheia, com família e bons amigos, anónimos e notáveis do Porto, a sessão foi preenchida por histórias curiosas do empresário, notas sobre as pessoas com quem se cruzou e pequenos pormenores que o levaram a fazer negócios e investimentos.

Na conversa fluída, é admirável verificar a vitalidade e a destreza intelectual de André Jordan. Sempre num tom simpático, fomos escutando a sua forma apaixonada de viver e a sua enorme vontade de ultrapassar dificuldades. Essa força aparece bem condensada nesta biografia, de 668 páginas.

As palmas foram, por isso, naturais e prolongadas: Jordan fez levantar a plateia.

«Quando me propus escrever um livro sobre a minha viagem pela vida, o objectivo foi registar o testemunho de quase um século, no qual o mundo encolheu e todos vivemos com todos. Cheguei até aqui fazendo a travessia de situações e desafios interessantes, em relacionamento intenso com seres com quem vou compartilhando os espaços para onde a vida me leva, encarando as missões que vão surgindo e os obstáculos que vão aparecendo. O relato que o leitor aqui vai encontrar é a história de uma vida vivida com amor. Com tanto de exaltação, quanto de desilusão. É um relato verdadeiro, porém incompleto. Espero que gostem. E se não gostarem, não digam…»

André Jordan

 

Todas as fotos são do NV Studio.

Partilhar:

Like this:

Like Loading...
%d bloggers like this: