Encore Angkor

0
Lady Temple and lady in the temple. Século X, dedicado ao deus hindu Shiva (o Destruidor).

O encore da viagem, isto porque não estava inicialmente previsto na batuta do líder, foi o parque arqueológico de Angkor, em Siem Riep, no Camboja. Cidade turística, com a mística e os mistérios de Angkor Wat no topo do cartaz das festas – e no centro da bandeira nacional. Os granitos e matizes dos templos seculares contrastam com os néons eletrizantes da pub street

Impressionante o legado do império khmer, templos de granito a rasgarem selvas e céus, árvores seculares a abraçarem templos numa harmonia sufocante – duelo amistoso entre natureza e engenho – torreões seculares a atestarem o rigor da geometria sagrada, deuses em fúria ou seus avatares a apaziguar submundos ou animais místicos, upsaras ou bailarinas celestes, essas tágides mais a oriente. Mas mais impressionante ainda – surpreendente e comovente -, os sorrisos abertos e o humor apurado de um povo tão sofrido às mãos dos khmers vermelhos (como não quebrado depois do genocídio?), de guerras civis e entre nações, do drama das milhões de minas ainda existentes em território cambodjano.

41fcd4cb-3cbf-4837-b8a6-9569725082be
Angkor Wat ao nascer do sol. Fotografia de Hugo Gonçalves.

Inicialmente hindu, dedicado a Vishnu, o Preservador, e depois budista, Angkor Wat é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer, a maior estrutura religiosa erguida. Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do seu reino, com recurso a geometria e matemática. No equinócio da primavera, o sol nasce no pináculo da torre central.

F5B4CBE3-DBD6-4747-BC25-F6EE1771F244
Centenas de sorridentes cabeças ladeiam o Bayon, templo no centro da cidade de Angkor Thom, mandada erguer nos séculos XII e XIII pelo rei magnânimo Jayavarman VII.
IMG-7243
As colunas contam histórias no Banteay Srei, mais conhecido como Lady Temple. Para mim, o Angkor Wat das bonecas por ser tão mignon e até pink!
Processed with MOLDIV
Ta Phrom, mais conhecido como o Templo do Tomb Raider, dedicado pelo rei Jayavarman VII à sua Mãe. Lugar onde as árvores abraçam o sagrado.
IMG-7273
Pausa do driver para um shot matinal no bar local.
Processed with MOLDIV
Mística e mistério no parque arqueológico de Angkor.

 

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Os comentários anónimos ou de identificação confusa são apagados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.