Tenho em casa o livro de Beatrice Blue, génio que ilustra e escreve Era uma vez um Unicórnio, publicado pela Minotauro. Da contracapa retiro o seguinte: Tudo aconteceu numa floresta encantada, quando uma menina chamada Carlota descobriu uns pequenos cavalos a tentar voar e reparou que um deles não saía do chão. Ele estava muito triste, mas a Carlota encontrou uma maneira mesmo doce de fazer o seu amigo feliz. O que terá sido?
A história tem uma mensagem simples: acreditar que a magia / o poder de mudar as coisas está dentro de nós. Carlota entra numa floresta encantada, onde pequenos cavalos aprendem a voar, mas há um que tem dificuldade e não consegue. Tentam várias formas e nada parece resultar. Até que um cone de gelado tudo muda!
A partir daí o primeiro Unicórnio nasce. O momento de transformação dá-se porque a amizade persiste, não desiste e tudo faz acontecer.
Um livro para crianças até aos 6 anos, de ilustrações ricas, variados elementos mágicos e figuras carregadas de ternura. Serve sobretudo para os pais explicarem o valor da ligação ao próximo, a solidariedade e persistência, seguindo o princípio “a união faz a força”. Reforça a crença de procurar a energia certa para ultrapassar os obstáculos.
