‘A noite passada’ de Alice Brito: como a política condiciona toda a vida pessoal

0

Escrever é fixar o tempo que vivemos. Esta frase foi glosada duzentas vezes por escritores de todos os tempos. A ideia de que escrever um romance serve quase sempre para falar sobre o tempo em que se vive concretiza-se tanto na ficção científica – onde tantas vezes se exploram as inquietações do mundo de hoje, traduzidas em realidades virtuais mais avançadas que nos permitem pensar em cenários radicais – como nas tramas mais realistas.

‘A noite passada’ de Alice Brito é um desses textos que se assume como tempo cristalizado para memória futura. Não nos esqueçamos dos dias que vivemos em 2019 para perceber a necessidade de um livro de época, passado entre os últimos anos da ditadura de Salazar e o alvoroço dos primeiros tempos da democracia. Não nos esqueçamos também da cidade cenário quase elevada a personagem principal onde tudo acontece, Setúbal, do que ela é hoje e do que ela foi. Não nos esqueçamos de quem somos hoje as mulheres da classe média e de como somos, do que hoje podemos escolher ser e fazer.

O tempo em que a ação acontece contagia as personagens. Esta é a constatação mais evidente deste romance. Como se o livro invertesse o axioma: o pessoal é político. Neste texto, o político é pessoal, invade a vida das personagens, a forma como elas se relacionam e a sua própria autoconsciência.

A noite passada’ é a saga de uma família que atravessa os tempos mais sórdidos da história portuguesa e que se vê inerme sempre e quando a polícia política resolve intervir naquelas vidas privadas. Esta família é normal, sem pretensões de construir um mundo melhor ou fazer qualquer tipo de alteração ao sistema vigente, sem nenhuma resistência social ou política, mas que também sofre despotismo permitido à época aos agentes da autoridade.

Alice Brito conta neste livro como uma mulher adulta, com formação média e empregada num escritório, fica refém do homem por quem se apaixona. Quando engravida depois de uma série de encontros ilícitos – ela é solteira, o que configura um comportamento punível no código civil de 1966, no sentido em que a não virgindade da nubente era razão para anular o casamento, até 1977 – vê-se a braços com uma gravidez indesejada que o amante não quer que prossiga. Abandonada por ele, confronta-o e ele afirma à luz do dia que é um PIDE, que é casado e que não quer mais nada com ela. A ameaça é clara: poderá a usar as armas habituais do Estado contra ela.

Amélia, a mulher, acaba por conseguir casar com um colega de trabalho, o que lhe resolve o escândalo e, para dissipar todas as suspeitas possíveis, o casal muda-se para Setúbal que, naquela época – ainda sem comboios nem autoestradas – é uma cidade com vida própria afastada da capital.

O que faz a mulher de um homem que socialmente a salva? Contenta-se e é a mais submissa das mulheres. O que faz um homem que salva uma mulher? Exerce o seu poder, mesmo que a sua índole seja boa, não deixando de relembrar quando encontra necessário o tipo de relação que pode exigir a Amélia e ao filho (mesmo se deste também se escondeu a paternidade biológica): na gratidão dela encontrará sustento esta relação.

O papel da política nas relações conjugais vê-se noutros casais: os vizinhos que chegam ao bairro pequeno burguês onde Amélia reside como o marido e o filho. Ela é a encarnação da pobreza, sempre calada, envergonhada, vestida de preto e ele a concretização do pequeno ditador: um gordo seboso que a usa para as aparências necessariamente heterossexuais sem nenhum gesto de cuidado para com ela, que está seguro que o pouco dinheiro que tem serve perfeitamente para a comprar, que a maldade que lhe inflige a serve o propósito do apoucamento do que resta daquela mulher, dando largas à sua própria maldade.

Dar largas à própria maldade é de resto o que, quando a vida decorre pacata, o Pide parece querer fazer: primeiro com mensagens anónimas e vidros partidos, depois com pancadas de meia-noite. Ele paira como um fantasma aterrorizador sobre aquela família e a sua ação direta, com os instrumentos que o Estado lhe põe ao dispor, condicionam a saúde e as relações dos membros daquela família.

No entanto, e apesar do fantasma durar até ao fim da história, a progressiva perda de poder e a sensação de que o fim da ditadura está próximo vão contaminando as relações interpessoais. Amélia ganha poder dentro do seio familiar, tira a carta de condução, a vizinha de negro aprende a ler e torna-se emancipada na sequência do suicídio do marido, Encarnação, a empregada de Amélia, impõe-se na luta pela habitação durante o Verão Quente.

A revolução que se vive nas ruas e quartéis de Setúbal onde, por momentos, o cantor Zeca Afonso aparece como personagem, é também o tempo da paixão, não apenas política, mas da paixão ardente, carnal entre as personagens mais jovens. Como se o tempo político não fosse outra coisa do que aquilo que contagia o ser mais íntimo destas personagens. A relação estabelecida neste grande romance de 2019 é incontornável: o político é pessoal.

250x
Alice Brito, A Noite Passada, Planeta, €15,99.

 

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Existe moderação de comentários. Os comentários anónimos ou de identificação confusa não serão aprovados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.