A Morte de Ivan Ilitch, Lev Tolstói

0

Um dos pedaços literários mais formidáveis que li. História curta e simples, de um funcionário público angustiado; e as suas doenças…

Viajamos até à Rússia dos Czares. Ivan leva uma vida razoável, é casado, embora não dê muito de si à mulher. Numa altura em que comemora a sua ascensão social, começam verdadeiramente os seus problemas de saúde.

Obsessivo com as suas doenças, tenta de tudo para travar o inevitável. Sofre pensamentos muito desgastantes, vive com o stress à flor da pele. E é incapaz de compreender que nada disso ajuda. Apenas acentua, cada vez mais, a inevitabilidade do destino.

Este é um livro introspectivo, das profundezas do pensamento humano. Através de Ivan Ilitch, Tolstoi questiona as limitações da nossa condição. A morte é retratada com todas as emoções que a atormentam. Viajamos às decisões do passado da personagem, nas suas tristezas e da vida que levou. O arrependimento, a angústia, o aproximar do fim.

Em poucas páginas damos por nós a pensar naquilo que fazemos, na dicotomia das duas realidades: vida e morte.

«(…) esta é realmente a história não da Morte de Ivan mas da Vida de Ivan. A morte física descrita na história é parte da Vida mortal, é apenas a última fase da mortalidade. De acordo com Tolstói, o homem mortal, o homem pessoal, o homem individual, o homem físico, vai pelo seu caminho físico para o caixote do lixo da natureza; de acordo com Tolstói, o homem espiritual regressa à região sem nuvens do amor divino universal, um lugar de felicidade neutra tão caro aos místicos orientais. A fórmula tolstoiana é: Ivan viveu uma vida má e visto que uma vida má é apenas a morte da vida, este viveu uma morte viva.»

Do Posfácio, por Vladimir Nabokov

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Existe moderação de comentários. Os comentários anónimos ou de identificação confusa não serão aprovados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.