Os ciclos de moda não afetam apenas os estilistas e a roupa que criam para (nos) vestir. Na cosmética e nos produtos de beleza também há vagas de produtos preferidos de toda a gente e que nenhuma senhora de bem prescinde (ou senhor, que os cuidados da pele não devem discriminar por género mas apenas por estrutura e tipo de pele). Há vagas também aqui. Há décadas as máscaras eram rainhas; depois tornaram-se obsoletas; porém, por algum mistério irresolúvel nos últimos anos foram ressuscitadas e novamente incorporadas nas linhas cosméticas. Mas também há os newcomers, produtos que pela inovação tecnológica se tornam acessíveis (ou mais acessíveis e, portanto, generalizados) para uso nos cuidados da pele. Ou, simplesmente, que surpreendem e agradam pela nova forma de apresentação e textura e aroma. Neste último caso temos os inúmeros produtos da K-Beauty, com as suas deliciosas e coloridas embalagens, as texturas inovadoras, a forma prática de serem utilizados, os aromas irresistíveis.
No primeiro caso existem os antioxidantes – produtos que contrariam a deterioração da estrutura da pele provocada pelos radicais livres (que ficam a cargo dos raios solares, da poluição e dos estilos de vida), que resulta em envelhecimento precoce e, até, cancro da pele. E também os séruns – líquidos com elevada concentração de princípios ativos, uma espécie de shots de uso diário de tratamento para a pele. Os antioxidantes duram há já há uns anos em popularidade. Os séruns são a big thing do momento.
E é aqui que chegamos à Skinceuticals. Uma marca criada em 1997 pelo dermatologista da Duke University Medical Center, Dr. Sheldon Pinnel, depois de em 1989 ter descoberto a fórmula de estabilização da vitamina C. Sem surpresas, a Skinceuticals é famosa pelos seus séruns de vitamina C (ou ácido L-ascórbico), um poderoso antioxidante. Os produtos-celebridade da marca são os três séruns de vitamina C: CE Ferulic, o primeiro, com a mais alta concentração de Vitamina C (15%) e 1% de vitamina E, Phlorocetin CF e Serum 10 (este com apenas dois princípios ativos). Todos têm 0,5% de ácido ferúlico, mais um antioxidante. Todos estes séruns são potentes protetores da pele e eficazes produtos retardantes do envelhecimento cutâneo.
Mas nem só de séruns antioxidantes vive a Skinceuticals. A marca tem mais produtos. Destacamos o sérum Age+Blemish Defense, que tem propriedade tanto tanto envelhecimento como anti acne (sobretudo anti acne adulto), com ácido salicílico. E o H.A. Intensifier, o sérum de ácido hialurónico, esse princípio ativo maravilha que preenche as rugas e de imediato faz o rosto ter um aspeto mais uniforme e mais jovem (porque atenua as depressões das rugas).
A Skinceuticals é uma marca-estrela dos últimos anos que muito deve à visão da diretora-geral dos Estados Unidos, Brenda Wu. Tanto quanto a alta concentração de princípios ativos dos produtos e o facto de serem uma marca preferida dos dermatologistas e médicos de estética e anti-aging, É uma marca favorita de todas as revistas de moda e beleza, presença constante nas páginas destas publicações, precisamente pela eficácia dos produtos.
Apesar de ser uma marca com provas dadas, há também senãos. Os preços não são acessíveis a toda a gente. O preço recomendado do CE Ferulic é 145€, do Phloretin CE 159€ e do Serum 10 85€. Claro que se pagam as altas concentrações dos princípios ativos. Por outro lado, uma utilizadora satisfeita com a Skinceuticals informou a Capital Mag de outra característica menos que perfeita: as texturas dos séruns, apesar da eficácia que lhes é reconhecida, poderiam ser melhoradas, uma vez que o foco são os princípios ativos e não os ingredientes que tornam outros séruns mais apelativos, como, por exemplo, os silicones.
Em todo o caso, são produtos potentes e eficazes, adorados pelas revistas mais conceituadas do mundo e por consumidoras em todo o globo, sobretudo as que têm já preocupações de corrigir ou prevenir o envelhecimento cutâneo. E o preço às tantas torna-se um pormenor.
Pode visitar o site da Skinceuticals em www.skinceuticals.pt. Skinceuticals vende-se em farmácias e boas parafarmácias.