Pode ser este um caso feliz do comércio tradicional no centro de Lisboa? A sapataria Bambi na Praça Duque de Saldanha em Lisboa fechou há algum tempo. Agora, no mesmo lugar surge a nova loja da Ara, marca alemã com uma unidade de produção em Seia e que, curiosamente, também tem meios números que eram apanágio da Bambi. Trocou-se uma loja de calçado tradicional por uma de uma marca internacional com presença em mercados como os Estados Unidos e a Austrália e com algumas qualidades que vale a pena destacar.
A nova loja da Ara é a terceira monomarca em Portugal. O pequeno espaço na Praça do Saldanha, em Lisboa, é o suficiente para, para já, albergar o avanço de coleção de outono-inverno 2018-2019. A par dos sapatos de forma larga que popularizaram a marca entre as mulheres mais velhas, a Ara apresenta agora inovações de design e tecnológicas para captar novos públicos.

Os modelos Fusion são o melhor exemplo dessa inovação. Estes ténis recorrem ao HiFlex, um material que segundo a marca se adapta a qualquer forma de pé e que é colocado na parte frontal do sapato – aquilo a que os entendidos chamam gáspea. A flexibilidade do material evita que o sapato se deforme mas faz com que ele estique ou encolha com se fosse uma luva. As solas dos ténis são outro ponto que a marca destaca: são contruídas em lamelas de forma a melhorarem o comportamento em movimento.
Na Ara do Saldanha é também possível apreciar os sapatos de salto alto e os botins que a marca propõe para a próxima estação fria. O conforto é, também no departamento formal, o fator principal. O design é mais clássico, com a maioria dos sapatos de tacão a terem pontas arredondadas, mas os botins servem os intuitos moderninhos de quem quiser andar calçado confortavelmente e com estilo – com pontas em bico e materiais decorativos.

A Ara nasceu na Alemanha em 1949, logo após a II Guerra Mundial, da necessidade de calçar a população de um país totalmente destruído e carente de bens essenciais. Hoje opera em diversos mercados pelo mundo fora, dos Estados Unidos à Austrália, com forte implantação também na China. Em Portugal, a presença da Ara iniciou-se em 1974 pela implantação de uma unidade de produção em Seia e só em 2003 é que a marca passaria a ser vendida nas sapatarias portuguesas. Hoje a Ara tem três lojas exclusivas e mais de 40 pontos de venda em todo o país.