Lisboa fervilha de vida, mas alguns são esquecidos pela Câmara Municipal, e até pelo governo, que cada vez mais se dedica à animação de festas e arraiais. Para quando casamentos e baptizados?
Mas o assunto que interessa divulgar hoje é o que se faz por essas pessoas, os mais velhos, os que supostamente não teriam capacidade para continuar a produzir ou para avançar ao ritmo dos tempos.
As avós.
‘Old is the new young’ é a frase chave para designar este projecto, A Avó Veio Trabalhar, que tenta minimizar o gap entre gerações.
O projecto nasceu quando Susana António, co-founder e CEO, e Ângelo Campota, co-founder e community manager, se conheceram em 2011 e fizeram click.
Na Rua do Poço dos Negros, número 124, as avós começaram a reunir-se para trocar experiências e produzir. Peças de roupa que combinam o design actual com o antigo, bordados, até tatuagens temporárias.
São parceiras de várias outras organizações e estiveram presentes em vários eventos de relevo como a Moda Lisboa, o Festival Cem Soldos ou, mais recentemente, o Rock in Rio.
Oferecem workshops para dar oportunidade a quem quiser aprender como se fazia antigamente e ouvir as histórias das Avós. De quatro em quatro meses fazem uma nova colecção.
O novo e o velho fundem-se num design inovador e sobretudo mantêm activas todas as avós que participam no projecto.
Os avôs começaram também recentemente a ter o seu espaço em todo aquele ambiente anteriormente dominado essencialmente por mulheres.
Segundo o co-founder Ângelo Campota, em Outubro há já um evento na Holanda, a semana do design onde as avós estarão presentes.
Podem seguir todas as aventuras no instagram.