Cais da Pedra. Um oásis na cidade que faz 20 anos em 2018.

0
Copyright Isabel Santiago Henriques

A discoteca Lux-Frágil e pizzeria Casanova são expoente máximo do sucesso da nova antiga zona de Lisboa. As filas falam por si.

Quando descobri que o meu italiano preferido – e um dos filhos do revitalizado Cais da Pedra em Santa Apolónia – tinha aberto já no ido ano de 2000, mais precisamente no dia 25 de Abril desse ano, fiquei estupefacto. As melhores pizzas da cidade já se comercializam sob a alçada de Paola Porru quase há tanto tempo como o da existência do maior bastião da noite lisboeta, o Lux-Frágil. Aquilo que era uma zona abandonada, e que estava sem rumo, ficou, pela mão de Manuel Reis (falecido em Março deste ano), renascido e cheio de polos de atração. Desde a Bica do Sapato – restaurante para ver e ser visto, mesmo que seja o rio o seu maior destaque – até à loja de discos Flur, meca de DJ’s nacionais e internacionais, todos os restaurantes e lojas estão selecionados a dedo para transformar estes pavilhões do Cais da Pedra e o edifício do Lux-Frágil – um edifício de betão datado de 1910, onde funcionava uma oficina de uma empresa de estiva – em lugar parecido com um oásis na cidade.

Passaram vinte anos desde que fui convidado para a inauguração desta discoteca que viria a mudar – mais uma vez, e como não poderia deixar de ser, pela mão de Manuel Reis – o panorama do clubbing nacional. Sempre com uma programação arrojada e sem medo do novo. Aliás com o novo como mote. Um também meu parceiro de trabalho – Ricardo Mealha, falecido em 2015 – tratou da imagem gráfica durante muito do percurso do Lux-Frágil e é o trabalho dele que vai também estar muito em destaque no Hub Criativo do Beato, a partir de Setembro, numa exposição integrada na comemoração dos 20 anos da discoteca (com curadoria de Fernando Brízio, tal como avançou Pedro Fradique recentemente ao jornal Público) e também dos mesmos anos que passaram desde o final da Expo’98.

LUX 01
Copyright Paulo Seabra

Em relação ao Cais da Pedra, só se espera o melhor nesta nova era. Ficamos com a sensação que somos todos herdeiros de Manuel Reis na medida em que a zona está democraticamente acessível a qualquer um dos lisboetas, é virada para o rio e sem vergonha de ser sempre contemporânea. Claro que pode ser difícil entrar no Lux-Frágil, assim como o é em grande parte dos clubes pelo mundo fora. Mas sempre será mais democrático que o seu antecessor, o Frágil do Bairro Alto.

Em ano de celebrações, que já começaram com a festas Life Changing Probably, o Cais da Pedra merece uma visita bem carregada de emoção, à beira do nosso rio e também com um cheiro a elitismo da moda que em nada defrauda os seguidores e os curiosos.

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Existe moderação de comentários. Os comentários anónimos ou de identificação confusa não serão aprovados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.