Muita força para pouco dinheiro

2

Fotografia de Eduardo Gageiro

notícia é de hoje: em média, um trabalhador português precisa de trabalhar 46 anos para ganhar o que o CEO da sua empresa (das que constam do PSI20) ganha por ano. Há três anos, essa diferença era menor: os gestores ganhavam 33 vezes mais que a média dos trabalhadores. Significa isto que o custo com os CEO subiu 43% (uma média de 996 mil euros brutos, quando há três anos era de 708 mil euros) e que o custo médio com os funcionários se manteve abaixo dos 22 mil euros anuais.

Vejamos outros dados.

Segundo o Pordata, o ordenado médio em Portugal (dados de 2016), incluindo horas extra, subsídios e prémios, é de 1.107,90 euros brutos (13.294,80 euros/ano). Em média, o ordenado dos quadros superiores é de 2.366,90 euros brutos (28.402,80 euros/ano). Os profissionais qualificados não passam dos 901,40 euros brutos (10.816,80). É comparar com os 996 mil euros brutos dos CEO das empresas do PSI20.

Claro que cabe aqui lugar à discussão sobre a teoria do mérito e da responsabilidade. Ao discurso que diz que no sector privado os gestores podem ganhar o que quiserem. Que se lhes pagam é porque é merecido. Talvez seja. Mas num país pobre como o nosso, numa terra onde a maioria das pessoas ganha tão mal e se esforça tanto para que o salário chegue ao fim do mês, assimetrias salariais deste género são a última coisa de que precisamos. Como é que se explica ao trabalhador dos 700 euros portugueses que o seu CEO ganha 46 vezes mais, com um salário de quase um milhão de euros que não tem nada de português?

É evidente que estas diferenças salariais causam mau estar social. Que geram, paradoxalmente, revolta e cansaço. São uma das grandes causas do desgaste da coesão social e, até certo ponto, do domínio da esquerda no que diz respeito à agenda social – já que a direita tem preferido olhar para esta questão como quem assiste à normalidade. É aqui que mora um dos primeiros passos do populismo. Depois não se venham queixar.

Artigo anteriorO cisma liberal – parte 2
Próximo artigoNão nos habituamos
32 anos, casado, pai de uma filha. Advogado e ex-assessor no XIX Governo. Colaborei, enquanto jurista, na redacção do livro “O Inimigo em Casa – Dar Voz aos Silêncios da Violência Doméstica” e escrevi o artigo “A Liberdade não está a passar por aqui” para o livro “Troika Ano II – Uma visão de 66 cidadãos”. Escrevo no Observador sobre o sistema político e a justiça.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário. Acreditamos na responsabilização das opiniões. Existe moderação de comentários. Os comentários anónimos ou de identificação confusa não serão aprovados, bem como os que contenham insultos, desinformação, publicidade, contenham discurso de ódio, apelem à violência ou promovam ideologias de menorização de outrém.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.